Arte
Arte – 8º ano – 2º Volume – Unidade 2 – Surrealismo
Horas aula:
2
Por: Mayli Colla
VERSÃO PARA IMPRESSÃO ADICIONAR AOS FAVORITOS

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

    • Compreender as principais características do Surrealismo.
    • Relacionar a produção artística visual com o contexto social do período surrealista.
    • Elaborar crítica pessoal sobre o movimento artístico surrealista.
    • Desenvolver formas de representação pessoal por meio de elementos formais da linguagem visual e da utilização de diferentes técnicas e procedimentos.

MATERIAIS DE APOIO

    • Computador com acesso à internet.
    • Projetor multimídia (opcional).
    • Papel Kraft.
    • Fita-crepe.
    • Tinta acrílica.
    • Pincéis de diversos tamanhos.
    • Cartolina.

Encaminhamento metodológico

1ª etapa

Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas à turma: Alguma vez vocês já tiveram sonhos sem sentido? Se vocês fossem representar esses sonhos, como fariam? Usariam desenhos, representações musicais, encenações? Aproveite essa conversa inicial sobre o inconsciente e o irracional para abordar a temática do Surrealismo e, em seguida, projete a apresentação disponível no Item 1 – Sugestões de multimídia. Caso a escola não disponha de um projetor multimídia, imprima os slides para apresentá-los em forma de cartazes. Explique que o Surrealismo foi um movimento artístico e literário influenciado pelas teorias do psicanalista Sigmund Freud e destacou a importância do inconsciente na criatividade humana.

Comente que entre as características desse estilo está a combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente e, entre muitas das suas metodologias, estão a colagem e a escrita automática.

Uma das principais personalidades dessa época foi o pintor catalão Salvador Dalí: um homem excêntrico de personalidade polêmica, dado a surtos de exibicionismo e megalomania, que começou a pintar aos 13 anos.

Na sequência, promova a visualização do DVD Destino, de Walt Disney e Salvador Dalí, indicado no Item 2 – Sugestões de multimídia, com o auxílio de um projetor multimídia. Caso a escola não disponha desse recurso, organize a aula no Laboratório de Informática e oriente os alunos a acessar um portal de compartilhamento de vídeos para assistir à animação. No campo de busca, oriente-os a digitar: “Destino + Walt Disney + Salvador Dalí”.

A fim de discutir as interpretações dos alunos sobre o vídeo e uma das obras mais conhecidas de Dalí, A persistência da memória, promova um bate-papo com base nos questionamentos a seguir:

    • Quais elementos vocês conseguiram identificar no vídeo assistido que também estão presentes na pintura de Dalí?
    • O que vocês entenderam da animação Destino?
    • Quais os sentimentos transmitidos pela pintura e pelo curta-metragem?

Comente que, há aproximadamente 60 anos, o desenhista, roteirista e cineasta Walt Disney e o pintor surrealista Salvador Dalí planejaram o curta-metragem exibido, no entanto, somente no ano de 2003 o projeto, que estava esquecido, foi finalizado.

2ª etapa

Proponha aos alunos a produção de um painel que remeta à obra de Dalí vista na etapa anterior, A persistência da memória.

Organize a turma em duas equipes e estabeleça os seguintes passos:

    • a equipe 1 deve fazer uso do papel Kraft, tintas e pincéis para criar, por meio de pinturas, o fundo do painel;
    • a equipe 2 deve elaborar, por meio de contornos das próprias partes do corpo em cartolinas, elementos que irão sobrepor parte do fundo criado pela outra equipe.

Durante a elaboração do painel, não permita que as equipes vejam as produções umas das outras a fim de que o resultado seja algo sem lógica. Ao final, auxilie os alunos na junção dos trabalhos e exponha o painel em um espaço pré-determinado em sala de aula ou em um local apropriado na escola.

Acompanhamento da aprendizagem

    • Questão 1
Aproveite as atividades propostas neste plano de aula para verificar se as expectativas de aprendizagem foram atendidas. Registre suas observações em uma ficha como esta:
Nome:
Relaciona a produção artística visual com o contexto social do período do Surrealismo. ( ) sim ( ) parcialmente ( ) não
Elabora crítica pessoal sobre o movimento artístico surrealista. ( ) sim ( ) parcialmente ( ) não
Desenvolve formas de representação pessoal, com liberdade, imprimindo sua marca pessoal, por meio da utilização de diferentes técnicas e procedimentos. ( ) sim ( ) parcialmente ( ) não

Sugestões de leitura e aprofundamento para o professor

Livro
    • KLINGSÖHR-LEROY. Cathrin. Surrealismo. São Paulo:  Taschen do Brasil, 2011. Com o objetivo de traçar o legado do Surrealismo desde suas origens, essa obra perpassa temáticas que vão do drama até as teorias da Arte. São abordadas as influências de artistas como André Breton, Salvador Dalí e René Magritte.
Site
    • FOLHA online. Coleção Folha Grandes Mestres da Pintura. Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2014. Esse é o site da coleção promovida pela Folha Online, que permite acesso à biografia, curiosidades, contexto histórico, sites relacionados e principais obras de diversos mestres da pintura, como Van Gogh, Cézanne, Da Vinci, Monet e Picasso.

Item 1 – Apresentação Surrealismo.

Item 2 – DVD – DESTINO. Produção de Walt Disney. 2003. 1 DVD (7 min).