Escola Moderna

Coordenador: É hora de começar a planejar o próximo ano letivo; confira algumas dicas

Já ultrapassamos a marca que inicia o segundo semestre, o que significa que é chegada a hora de planejar e se preparar para o futuro. Afinal, escolas mais preparadas e que se planejam com antecedência, conseguem colocar seus planos em prática mais rapidamente e conquistar resultados muito mais positivos.  Como se trata de um momento bastante delicado e cheio de particularidades, resolvemos preparar um checklist com dicas para planejar o próximo ano letivo.

Assim, você vai ficar mais tranquilo sabendo que está tomando todas as atitudes corretas para garantir um ano melhor para sua escola. Quer saber quais são estas dicas e como colocá-las em prática? Acompanhe a seguir:

Analise o passado

Sem julgar ou tentar esconder de si mesmo os erros, faça uma avaliação bastante detalhada a respeito dos erros e acertos do ano anterior.

Seu planejamento financeiro estava certo? Conseguiu avaliar bem quais eram os investimentos realmente necessários? O plano de ação foi colocado em prática? E com relação ao projeto pedagógico, os resultados foram o esperado?

Anote tudo e escreva um dossiê do que foi bom e deve ser mantido, o que precisa mudar completamente e o que ainda precisa ser realizado no próximo ano.

Fique de olho na saúde financeira

O ano de 2017 realmente não foi lá muito fácil para as finanças. Avalie tudo com cuidado, verificando se as despesas estão sendo pagas como deveriam, se os investimentos realizados trouxeram resultados financeiros e como estão as receitas da escola.

Avalie também quais são suas oportunidades para o futuro, receitas previstas, impostos que devem ser pagos e tudo referente ao seu departamento financeiro. Esta é uma das dicas mais importantes para planejar o próximo ano letivo.

Avalie o quadro de professores

Os professores que hoje fazem parte de seu quadro são suficientes para suprir as necessidades dos alunos? Estão de acordo com os ideais, metas e valores da instituição? Lembre-se de que os professores são a principal frente com os alunos, e que a forma como a relação entre eles acontece é parte dos fatores que podem levar ao sucesso de uma instituição educacional.

Planeje-se para as matrículas

Outra das dicas para planejar o próximo ano letivo que não podem ser deixadas de lado, é o planejamento das matrículas. Dê sempre prioridade para os alunos que já fazem parte da escola, oferecendo condições de pagamento facilitadas para os pais e benefícios.

Mas não deixe isso para última hora, já que pode ser preciso captar novos alunos fora da escola. E para isso, será preciso investir em ações de marketing, que podem ser tanto através dos meios tradicionais de publicidade, como formas diferenciadas de acordo com o seu público-alvo. Comece a agir para garantir as matrículas o quanto antes e termine o ano mais tranquilo. Aqui, seria bacana pontuarmos que a Conquista tem campanha de matrícula, apoio de marketing….

Faça uma pesquisa de satisfação

Uma boa forma de verificar se tudo está correndo como o desejado e até de verificar os pontos listados anteriormente, é fazer uma pesquisa completa de satisfação. Isso significa perguntar para professores, funcionários em geral, alunos e pais sobre pontos que são essenciais para o sucesso da escola.

Com estas dicas para planejar o próximo ano letivo, vai ficar mais fácil acertar em cheio e conseguir uma maior lucratividade e proximidade com os principais objetivos de sua instituição. Bom trabalho!

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: