BNCC

Conquista ajuda a aplicar a BNCC na prática

Desde 2017, com a atualização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação nacional está passando por ajustes. Um deles é a responsabilidade das escolas em garantir que os alunos desenvolvam competências específicas em cada nível de ensino. Você pode conferir cada uma delas aqui.

Agora, um novo desafio surge para a equipe pedagógica das instituições: como desenvolver atividades e aplicar as competências e habilidades da BNCC na prática? Quais as particularidades e os objetivos de cada uma delas? As escolas da Conquista podem descobrir e compreender essas e outras questões no Livro do Professor do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, materiais que serão entregues em 2019. Quem explica onde encontrar essas informações é Silvia Dumont, supervisora editorial da Conquista Soluções Educacionais. “No fim de cada volume disciplinar está o mapa curricular integrado. Lá, nós dizemos exatamente quais são as capacidades trabalhadas naquele componente e em quais atividades elas são abordadas”. Para a especialista, também é interessante mostrar esses direcionais para as famílias dos alunos, valorizando a qualidade dos materiais atualizados da Conquista!

Observe, por exemplo, o mapa curricular integrado para o professor de Matemática do 1º ano do Ensino Fundamental:

(livro do professor)

As informações sobre unidades temáticas, objetos de conhecimento e habilidades desenvolvidas seguem o padrão do documento da BNCC:

(BNCC)

No mapa curricular integrado, o professor consegue associar rapidamente qual habilidade está sendo trabalhada em determinada atividade:

Depois de ver o mapa, é só conferir as atividades propostas no livro didático:

Os materiais da Conquista para a Educação Infantil, já usados agora, em 2018, também estão de acordo com a BNCC. Sua escola pode sempre contar conosco para oferecer ensino atualizado e de qualidade!

E você, tem mais ideias para colocar em prática as habilidades da BNCC? Envie suas dicas, sugestões e dúvidas para nós. Você pode aparecer aqui no blog!

 

 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: