Escola Conquista

Como se tornar o gestor que sua escola precisa?

Nós sabemos que, antes de assumirem a função, muitos diretores eram educadores. Sendo assim, sua trajetória e experiência é bem fundamentada no caminho e nos conceitos da pedagogia e nas áreas envolvidas pela educação. Esses conhecimentos são fundamentais para exercer o cargo, mas a posição de direção exige mais: além do setor pedagógico, é preciso cuidar também das áreas administrativa e financeira. Ao compreender isso o diretor trabalha com mais eficácia, assegurando pontos importantes para a instituição de ensino no geral, como o equilíbrio financeiro e uma boa gestão de pessoas.
 
E como você, diretor, pode se tornar o gestor que sua escola precisa? Confira nossas sugestões:
 

PÓS-GRADUAÇÃO E MESTRADO

São aconselhadas para quem quer ampliar seu conhecimento sobre determinada área e também para aprimorar seu título acadêmico. As especializações duram em média de um ano a dois anos e meio e são indicadas para quem quer mais conhecimento sobre o mercado e para alavancar a carreira de forma prática, enquanto o mestrado tem como objetivo a formação de pesquisadores, pessoas com conhecimento profundo sobre determinado tema. Alguns exemplos de cursos que podem ser feitos nesta área são: Pós-graduação em gestão escolar, Especialização em gestão escolar, Especialização em coordenação pedagógica e Mestrado em gestão educacional.
 

APRIMORAMENTO ESPECÍFICO: CURSOS DE EXTENSÃO

Em alguns casos, além da falta de tempo e recursos para investir numa pós-graduação, existem também a dúvida sobre qual especialização escolher. Para essas situações, uma boa saída é fazer um curso de aprimoramento em algum tema específico, como empreendedorismo, liderança, gestão de pessoas, marketing ou administração de finanças. Os estudos podem ser por meio de cursos de extensão, oferecidos por universidades e faculdades, e também em instituições de desenvolvimento pessoal e profissional. Existem opções de curta e longa duração, presencial ou a distância.

No Portal Conquista, os profissionais das nossas escolas parceiras têm acesso a vários cursos gratuitos de formação continuada. É só clicar na aba “Solução Educacional” e depois em “cursos” para ter acesso à lista de temas ofertados no formato EAD. Ao concluir a formação, o participante recebe um certificado de extensão universitária, que enriquece o currículo!

 

MINICURSOS E EVENTOS

Alguns eventos de menor duração também trazem muitas oportunidades. Em palestras, seminários e minicursos é possível aprender novos conceitos, ter ideias para a sua escola, trocar experiências com outros profissionais e fazer networking. Essa é uma boa opção para quem não tem tempo para fazer cursos mais longos e também para quem já fez alguma especialização e quer continuar se atualizando.

 
Combinar as habilidades de gestor e educador potencializam o trabalho do diretor. Estar sempre informado e atualizado é um dos passos para garantir a qualidade da sua escola!
 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: