Educação em Pauta, Família

Pais, saibam como ajudar os adolescentes em época de provas

A escola é um ambiente rico em conhecimento, mas não é o único lugar onde o aluno aprende. Longe da presença dos professores, coordenadores e diretores, a missão de educar deve ser assumida pelos pais. É uma responsabilidade diferente: pais e mães não sabem todo o conteúdo que é passado em sala de aula, mas têm poder de influência sobre a rotina dos filhos. O incentivo – ou a falta dele – faz toda a diferença na dedicação aos estudos e nos resultados das provas, sejam as da própria escola, sejam as do vestibular e Enem.

Quer saber como ajudar o filho adolescente durante este período? Confira nossas dicas:
 

AJUDE A MONTAR UMA ROTINA DE ESTUDOS

Absorver conteúdo em sala de aula é importante, mas um fator determinante para o bom resultado nas provas é o tempo – e a qualidade – do estudo que o aluno tem fora da escola. Nesse momento, pais e mães devem assumir a responsabilidade e acompanhar a rotina dos filhos. Analise o tempo, o ambiente e a forma de seu filho estudar. Em época de provas como vestibular, incentive-o a fazer isso diariamente, ao menos revisando o que aprendeu na escola naquele dia. O ambiente deve ser organizado e bem iluminado. E, para gravar e compreender o conteúdo, vale tudo: fazer músicas, cartazes, associações entre palavras e trocadilhos com nomes. Quem sabe você não tem uma dica para o seu filho entender aquele assunto de biologia que ele acha tão complicado?
 

CONVERSE SOBRE OS LIVROS DE LITERATURA

A leitura é um hábito que só traz benefícios: aumento de repertório e referências, maior entendimento sobre a língua portuguesa e sobre como escrever corretamente além de, muitas vezes, ensinar o leitor sobre fenômenos e culturas diferentes. E, quando esses livros são os indicados para uma prova, a leitura significa também a chance de melhorar o desempenho. E aí, pais e mães, será que seus filhos sabem de todas essas vantagens? Que tal contar para eles?
Outra dica interessante é ensinar pelo exemplo. Se seus filhos os virem lendo, serão incentivados a fazer o mesmo. Dá até para estabelecer o “horário da leitura”, legal, né?
 

INCENTIVE A TER HORÁRIOS DE LAZER

Na escola, todos os alunos têm rotinas iguais ou parecidas. Fora dela, quem sabe o que cada um deles está fazendo em seu tempo livro são os pais. É importante que os adolescentes dediquem um tempo para relaxar a mente, para o lazer. E aqui, os pais podem fazer mais do que incentivar, podem participar com os filhos de atividades como práticas esportivas, idas ao parque ou à praia e ao cinema. Ajude-os a planejar esses momentos de lazer durante os dias úteis e fins de semana. O importante aqui é sugerir e incentivar atividades que eles se interessem de verdade.
 

ENCORAJE A PENSAR SOBRE A PROFISSÃO

Esta é uma prática que pode ser feita sutilmente, muito antes de o seu filho fazer uma busca vocacional. Comece a conversar com ele sobre quais conteúdos ele gosta mais, o que gostaria de seguir como profissão, com qual propósito quer trabalhar. Você também pode contar sobre o seu trabalho para ele, compartilhar experiências e observações sobre a vida profissional. Quando o adolescente começar a amadurecer as escolhas acerca do futuro, ofereça-se para ir com ele até universidades e feiras de profissões. Faça parte dessa grande conquista!
 
Gostou das dicas? Tem mais ideias para ajudar os filhos adolescentes durante as provas? Deixe seu comentário! Nós vamos adorar ouvir você!
 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: