Educação em Pauta

Como planejar boas reuniões pedagógicas?

Pense sobre a última reunião pedagógica feita na sua escola: quanto tempo ela durou? Quais assuntos foram debatidos? O quanto a sua equipe de professores colaborou com o debate? Os profissionais saíram motivados? Como a reunião refletiu nos resultados do dia a dia da escola?

Se, em alguma das perguntas acima, você percebeu que as reuniões pedagógicas da sua escola podem melhorar, é preciso dar mais atenção ao passo que vem antes do encontro com a equipe de professores: a pauta da reunião. Este documento conduz o decorrer da conversa, propondo discussões relevantes para o planejamento letivo, e precisa ter objetivos bem definidos. Um bom roteiro garante uma reunião organizada e produtiva.

A pauta é como um guia que deve ser seguido para que todos os assuntos relevantes sejam levantados e que os objetivos da reunião sejam atendidos. Nela devem constar os conteúdos que serão tratados, os planos de ação para a escola e os materiais necessários para estudo e aplicação das estratégias previstas.

Quando essa etapa é bem feita, resulta numa reunião alinhada, criativa e com tempo bem aproveitado. Confira quais itens você pode colocar no documento e na sua reunião:
 

1.IDENTIFICAÇÃO

Coloque as informações gerais sobre a reunião (como nome da escola, data do encontro, horário de começo e término e nome do coordenador pedagógico) logo no começo do documento. Distribua cópias da pauta para todos os participantes.
 

2.DEVOLUTIVA DA REUNIÃO ANTERIOR

Verifique o andamento das estratégias e metas propostas nas últimas reuniões. Já é possível notar benefícios? Há pontos de melhoria? Colha os feedbacks e, se preciso, atualize os planos de ação. Aqui é importante priorizar metas, para que a discussão seja bem feita não tome muito tempo.
 

3.DEFINIÇÃO DO OBJETIVO DA REUNIÃO ATUAL

Chegou a hora de começar a nova reunião. A apresentação do objetivo deve ser clara, explicando qual tema será discutido. Isso é importante para manter o foco da equipe no que precisa ser conversado, evitando divagações.

Exemplo de tema: “Como inserir a tecnologia na prática em sala de aula?”

 

4.DISCUSSÃO SOBRE O TEMA

Os professores devem falar o que já sabem e as dúvidas que têm sobre o assunto. Esse momento da reunião é para trocar informações, enriquecer a conversa com ideias, notícias e questionamentos. O coordenador pedagógico deve mediar o debate e, por fim, apresentar seus argumentos (que devem ser preparados antes da reunião). O objetivo desta etapa é dar uma noção geral sobre o assunto da reunião, que será detalhado a seguir.
 

5.PLANO DE AÇÃO

Depois de debater o assunto da reunião, os participantes já têm uma noção geral sobre o tema. Agora, é hora de começar a detalhar seu planejamento e execução. Professores e coordenador devem encontrar a melhor maneira de aplicar a proposta.
 

6.METAS

Como você e sua equipe vão avaliar se o plano de ação está correndo bem? Defina metas objetivas para medir se a aplicação da proposta feita em reunião está funcionando e indo na direção certa. Aqui o interessante é não definir apenas uma meta final, mas também as de transição, que vão gerar feedbacks sobre as partes do plano de ação que estão gerando resultados e as que precisam de reajustes.
 

7.LISTA DE MATERIAIS

Quais recursos serão necessários para colocar o plano de ação na prática? Liste quais materiais a escola vai precisar e em quanto tempo eles devem chegar para cumprir com os prazos das metas estabelecidas.
 

ALÉM DA PAUTA

A pauta da reunião pedagógica dá uma direção para o debate e assegura que todos fiquem bem informados e que as boas ideias realmente saiam do papel. O resultado é eficácia: uma conversa bem conduzida, com bons resultados e tempo bem aproveitado. Para tornar esse momento ainda melhor, abra espaço para os professores falarem sobre outras demandas, reivindicações e observações. Fique por dentro das necessidades da sua equipe.
No fim da reunião, comunique a data e horário da próxima reunião pedagógica, para que todos possam se preparar. Assim, cada vez mais os encontros serão esperados e bem aproveitados. Para encerrar, que tal oferecer um café para todos? É um bom momento para confraternizar e conhecer melhor a sua equipe!
 
Gostou das nossas dicas? Tem mais ideias de como tornar a reunião pedagógica? Compartilhe conosco!
 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: