Escola Conquista

Alunos mobilizam a comunidade com projetos criativos em Feira de Empreendedorismo

Aqui no blog já falamos algumas vezes o quanto consideramos importante ensinar para as crianças noções de empreendedorismo e educação financeira. São lições que desenvolvem o senso de coletividade e colocam o aluno como protagonista de seu aprendizado. E, quando a gente vê isso de perto, vale a pena compartilhar! Por isso, hoje, vamos contar sobre a iniciativa do Instituto Educacional Francisca Ramos (IEFR) Alegria do Saber, que fica na cidade de Crato, no Ceará. A escola foi além da sala de aula e fez com que os alunos vivessem uma imersão na realidade do empreendedorismo. O projeto foi desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais – e o resultado foi sensacional!
 

INCENTIVO AO PROTAGONISMO

Tudo começou quando a equipe pedagógica do IEFR Alegria do Saber percebeu o quanto os alunos estavam gostando de aprender sobre educação financeira e viu ali a oportunidade de aproximar ainda mais esses conteúdos da realidade deles. “Além disso, também queríamos prevenir as crianças de comportamentos consumistas, o ‘querer por querer’. Pensando nisso nós usamos os materiais da Conquista para desenvolver atividades que despertam na criança a vontade de criar, economizar para o futuro, de conquistar com o próprio esforço”, explica a coordenadora pedagógica, Maria Cristiane Domingo.
Foi pensando nisso que a instituição de ensino colocou em prática o plano de fazer uma Feira de Empreendedorismo, onde os alunos apresentariam suas ideias e projetos.
 

SENSO DE COMUNIDADE

Como já explicamos aqui no blog, uma das características de um projeto empreendedor é a funcionalidade, o quanto ele faz sentido para a sociedade ou pelo menos um determinado grupo de pessoas. Seguindo esses princípios, os estudantes do IEFR Alegria do Saber pensaram em ideias de negócios que fossem interessantes para eles e também para as outras pessoas. “Cada turma escolheu qual ideia gostaria de desenvolver. Eles fizeram loja de doces, de bolsas, de porta-retratos e até de quadros de arte fabricados com tampa de pizza. Tudo feito por eles!”, relata a coordenadora, que chama atenção para a preocupação que os alunos tiveram com a sustentabilidade.
A Feira de Empreendedorismo teve a participação de toda comunidade e foi o maior sucesso! Os alunos experimentaram a realidade de quem vende e negocia seus produtos. Acredita que teve loja que esgotou o estoque?
 

COMEMORANDO AS CONQUISTAS

A escola também aplicou outra lição prática sobre educação financeira. A proposta era que, toda semana ao longo do projeto, cada aluno depositasse um real num cofre coletivo. Depois de três meses, eles conseguiram acumular 672 reais, valor que foi somado aos lucros da Feira de Empreendedorismo, totalizando 848 reais. “Todas as etapas dos dois projetos, desde a organização até à prestação de contas, foi acompanhada de perto pelos estudantes. Eles experimentaram o que é planejar e viabilizar um negócio e também como funciona a mecânica de investimentos e lucro”, conta Domingo.
E agora, chegou a hora de aproveitar os resultados de tanta dedicação. Com o valor arrecadado, os alunos do IEFR Alegria do Saber vão fazer uma festa à fantasia! Sempre supervisionados pela equipe pedagógica, eles planejaram o tema e as atrações da comemoração. Vai ter comida, brinquedos e música animada para saborear essa conquista tão especial! Nós desejamos que ela seja a primeira das muitas que virão!

Na Conquista Solução Educacional, a educação financeira e o empreendedorismo são ensinados desde cedo para todos, com conteúdos e linguagens diferentes para cada faixa etária. O objetivo é dar liberdade para os alunos protagonizarem sua história de vida, sonharem e colocarem as ideias em prática. Além dos nossos materiais ricos em histórias e informações sobre o assunto, nós sempre incentivamos e valorizamos quando nossas parceiras desenvolvem projetos que potencializam o aprendizado da criança.

Gostou de ler sobre o projeto desta escola Conquista? Saiba que você também pode compartilhar suas histórias conosco. Entre em contato através da nossa página do Facebook ou aqui, nos comentários do blog!

 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: