Escola Moderna

As crianças estão preparadas para as profissões do futuro. E você?

Buscar inspiração no sucesso de pessoas próximas ou considerar apenas as boas notas já não é o único caminho para escolher uma profissão. Hoje algumas coisas mudaram. Dá para notar uma diferença no jeito como os jovens pensam sobre a vida profissional, mudança esta que tende a ficar cada vez mais notável. É o que explica Adeildo Nascimento*, especialista em empreendedorismo: “Analisando todo o grupo de pessoas que têm acesso à educação, notamos uma diferença no modo de pensar das gerações mais novas em relação às mais velhas. As pessoas com 40 anos hoje foram educadas para ter uma profissão e se tornarem especialistas naquilo. A carreira definia a vida, a roupa e os livros que líamos. Na nova geração é o contrário – primeiro escolhem que tipo de vida querem, depois definem a carreira”. Por esse motivo, já é possível saber que os profissionais do futuro seguirão atividades diferentes. E como isso vai acontecer?
 

TECNOLOGIA: O FATOR DA MUDANÇA

A atualização dos conceitos de profissão e carreira são consequências do desenvolvimento da tecnologia, que carrega outros efeitos. “Hoje, tudo que tem um padrão, um processo bem desenvolvido, pode ser feito por um robô, um algoritmo. Então, com o tempo, certas profissões deixarão de existir. Por outro lado, há coisas que são difíceis para as máquinas, como dar respostas humanizadas, trabalhar com conteúdos transdisciplinares… E tudo aquilo que um robô não conseguir fazer significa chance de carreira para nós”, esclarece Nascimento.
 

CARREIRA DE VIDA

Enquanto algumas atividades ficam de lado, outras começam a tomar mais espaço. Isso quer dizer que ainda haverá boas ofertas de emprego, mas os profissionais atuarão de outra forma: antes de pensar em profissão, eles escolherão primeiro uma carreira de vida – onde desejam morar, que tipo de educação querem para os filhos, que rotina consideram ideal – e só então decidirão por uma carreira que combine com esse estilo de vida. Nascimento aponta que essa escolha irá de encontro com a vocação (termo que deriva do verbo no latim vocare e significa “chamado”) de cada um. “Ter vocação é ter um propósito. É aquilo que desperta paixão, brilho nos olhos, que tem um sentido social e te motiva a congregar pessoas em torno de um objetivo. Uma pessoa bem vocacionada sabe usar a tecnologia a favor dela”.
 

PREPARAR-SE PARA AS NOVAS GERAÇÕES

Para o especialista, a maioria dos profissionais da educação desenvolveu um pensamento voltado para o mercado de trabalho que deixará de existir, enquanto os alunos que estão chegando agora já começam a pensar de uma forma diferente. Isso causa um conflito de gerações, o que não é problema, desde que haja preparação. “Nós, os mais velhos, é que temos que atualizar nossa mentalidade. Se não houver empatia e humildade, vai ser difícil haver comunicação entre essas gerações”, aponta Nascimento. Além disso, os mais velhos ainda têm muito a ensinar aos pequenos. “As crianças têm mais acesso à informação e ao conhecimento, só que isso não significa que elas têm sabedoria. Os pais e professores devem ajudá-las a saber o que fazer com o conhecimento absorvido”, completa.
 

COMO SUA ESCOLA DEVE TRABALHAR?

Nascimento analisa que o ideal é que o trabalho da instituição seja híbrido e entregue tanto os conteúdos exigidos hoje (como preparação para vestibular e ensino das disciplinas básicas para o atual mercado de trabalho) quanto aqueles que farão a diferença no futuro. “A escola tem que usar a tecnologia a seu favor, ser transdisciplinar, mais colaborativa e menos competitiva. É preciso cuidar do hoje e do amanhã”, conclui.

As escolas parceiras da Conquista Solução Educacional já contam com materiais para trabalhar essas outras habilidades, como os livros de empreendedorismo e educação financeira. Além disso, você pode contar com a gente
para ficar sempre informado e preparar sua escola para as novidades do mercado e do mundo da educação. Dúvidas, comentários, sugestões? Fale com a gente!

*Adeildo Nascimento é consultor e palestrante. Ele é um dos especialistas da Conquista Solução Educacional e fala sobre empreendedorismo e profissionais do futuro. Você pode ver mais conteúdos sobre este tema no canal da Conquista no YouTube. Acesse!

 

 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: