Educação em Pauta

Aulas de música trazem benefícios para a sala de aula. Confira!

A escola é um espaço para valorizar a diversidade de ideias e dar asas à imaginação. Quanto mais a criança puder exercitar a criatividade, melhor. Por isso, além das atividades feitas em sala de aula, existem as extracurriculares, que ajudam o aluno a trabalhar seus talentos e habilidades individuais. Aqui no blog nós já falamos da importância das atividades extracurriculares e explicamos como escolher a melhor para cada criança. Aliás, opção é o que não falta: dança, esportes, pintura, teatro… Hoje, vamos falar sobre os benefícios das aulas de música, uma atividade que estimula a linguagem e os sentidos e potencializa o aprendizado.

DAS PARTITURAS PARA A SALA DE AULA

Para aprender a tocar um instrumento, o aluno precisa ter disciplina e concentração e, quando percebe o resultado positivo de sua dedicação, ele aproveita essas capacidades para executar outras tarefas. Ao conseguir cantar ou tocar um instrumento, a criança também exercita a memória, a coordenação motora, a noção de ritmo e tempo e a leitura de notas e padrões musicais, habilidades que se relacionam com alguns componentes curriculares, como a matemática.

CURRÍCULO COMPLETO

O ensino da música se relaciona com pelo menos duas competências da BNCC:

  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais;
  • Utilizar diferentes linguagens, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica.

Isso significa que, ao ter contato com a musicalização, o aluno enriquece seu repertório de informações, amplia as possibilidades de aprendizado e conquista uma formação diversa e madura.

RESULTADOS A LONGO PRAZO

Além dos benefícios diretos para o aprendizado, o contato com a música traz melhorias sutis no dia a dia da criança. Uma aula de prática em conjunto, onde os alunos devem tocar os instrumentos juntos e em harmonia, desenvolve o senso de cooperação e a capacidade de interação. As crianças mais tímidas encontram na música uma forma de expressão e podem melhorar sua comunicação.

É importante lembrar que o universo da música é muito rico, cheio de instrumentos, ritmos, estilos e combinações. Nele, a criança pode escolher suas preferências, descobrir sua individualidade e suas vontades. É um incentivo ao autoconhecimento.

No Portal Conquista, é possível acessar uma série de áudios para trabalhar com os alunos. Os professores recebem orientações para usar esse material em sala de aula. É uma ótima forma de incentivar as crianças a desenvolver o gosto pelo mundo da música.

Sua escola tem um projeto de música para os alunos? Compartilhe com a gente!

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: