Escola Conquista

Saiba como prevenir a inadimplência!

Pare para pensar sobre a mensalidade da sua escola e responda: quais as formas de pagamento oferecidas? Quantas famílias pagam em dia? Qual a taxa de inadimplência? A partir das respostas, você consegue mapear o pagamento das mensalidades, que é um fator importantíssimo no equilíbrio financeiro da instituição.

É comum haver um ou outro caso de inadimplência, mas perder o controle sobre o quanto a instituição está deixando de receber é um grande problema. Por isso o ideal é trabalhar com a prevenção. Sugerimos algumas ações e estratégias para você aplicar na sua escola, facilitar a organização do pagamento das mensalidades e, com isso, quem sabe, até reduzir os gastos da escola! Confira:
 

1 – REGISTRE TUDO SEMPRE – USE A TECNOLOGIA

Às vezes, antes de partir para a ação é importante ter a visão do todo. Lembra-se das perguntas que fizemos no começo desta matéria? É possível respondê-las rapidamente se você organizar essas informações, seja com a ajuda de aplicativos financeiros, seja mesmo em uma tabela simples. Reúna os dados dos alunos, dos responsáveis, as datas de vencimento das mensalidades e veja quantas estão sendo pagas em dia, quantas estão atrasando. Você conseguirá correlacionar essas informações e, a partir delas, pensar em qual é o desafio para sua escola e a melhor estratégia para superá-lo!
 

2 – FACILITE O PAGAMENTO

As poucas opções de pagamento são um motivo para a inadimplência. Se o responsável financeiro tiver de ir ao banco, por exemplo, terá que organizar sua rotina para isso. Até aí, tudo bem, mas e se surgir um imprevisto e naquele dia não seja possível pagar? Daí a importância de oferecer várias opções, como boleto, transferência bancária e cartão.
 

3 – COMUNIQUE O VENCIMENTO

Não são raras as vezes em que as famílias deixam passar a data de vencimento e atrasam a mensalidade por puro esquecimento. A solução para isso pode estar numa ação simples: enviar uma mensagem para os pais. Faça isso de um jeito amigável, apenas como um lembrete. Para realizar esta ação, o relacionamento com as famílias conta muito e deve estar bem “afinado”. Quanto mais próximo ele for, melhor será a interpretação dos pais sobre o seu comunicado.
 

4 – FAÇA AÇÕES DE ADIMPLÊNCIA

Que tal colocar o foco no lado positivo da situação? Incentive as famílias a pagar a mensalidade em dia fazendo de ações de adimplência. Pode ser um desconto para quem fizer o pagamento antes do vencimento ou um sorteio de brindes para quem não atrasa. Pense em algo que agrade às famílias e divulgue para todos!

Essas ações simples podem trazer resultados surpreendentes para a sua escola. Experimente!

 

No Portal Conquista, no nosso canal do YouTube e na página do Facebook, você sempre encontra dicas e informações para melhorar o dia a dia da sua escola. Acesse e confira!
 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: