BNCC

Você sabe o que é cidadania digital?

Na Conquista Solução Educacional, nós preparamos os alunos para se tornarem independentes, capazes de analisar possibilidades, tomar decisões e alcançar as próprias conquistas. Para isso, nossos estudantes são incentivados a pensar no papel que eles têm nas próprias vidas e também nos sistemas sociais dos quais fazem parte (família, escola, grupo de amigos, o bairro onde moram). Em outras palavras, nós os estimulamos a refletir sobre suas responsabilidades como cidadãos.

Já explicamos aqui no blog que, graças ao acesso cada vez maior à tecnologia, a realidade que conhecemos está passando por mudanças. Essa experiência de um mundo mais conectado exige a atualização do conceito de cidadania. Hoje, além de pensar nas práticas que contribuem para uma sociedade mais equilibrada e justa, também é fundamental saber usar a tecnologia de forma responsável. Isso é cidadania digital.

 

ATUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA

A escola sempre foi um bom ambiente para a criança aprender sobre as relações em sociedade, seja pela experiência prática de convivência com outros colegas, seja com as lições de seus mestres e mentores. Por isso, o termo correto ao falar sobre o ensino de cidadania digital não é mudança, e sim atualização. É que os alunos continuarão a receber orientações sobre seus deveres e direitos no mundo físico, mas agora também vão aprender a agir com responsabilidade no mundo virtual, usando as redes sociais e os recursos digitais para se expressarem, serem gentis, demonstrarem respeito e participarem de atividades que tornem o mundo um lugar melhor.

 

ORIENTAÇÕES DA BNCC

A cidadania digital atualiza também os conteúdos apresentados em sala de aula e a forma do professor abordar certos temas. Mas calma, nada disso deve ser motivo de preocupação ou ansiedade, pois a nova BNCC já inclui a necessidade de os alunos desenvolverem essa habilidade. A competência “Cultura digital: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética” pretende que os alunos consigam se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e na coletiva.

 

MAS, AFINAL, O QUE É UM CIDADÃO DIGITAL?

É importante saber como as responsabilidades e os comportamentos seguros, legais e éticos no ambiente digital se traduzem na prática. Então listamos aqui alguns exemplos de características e atitudes que os estudantes precisam desenvolver para serem bem-sucedidos na escola, no trabalho e em suas comunidades.

  • Defender direitos iguais e acesso digital para todos
  • Buscar entender todos os pontos de vista
  • Preservar a privacidade digital
  • Respeitar a propriedade intelectual de outros usuários e conteúdos acessados on-line
  • Usar o senso crítico para avaliar a veracidade de notícias e anúncios
  • Saber dos benefícios e riscos do uso das ferramentas digitais

 

CONECTE-SE PARA MAIS CONQUISTAS!

Como você já sabe, os materiais da Conquista estão sendo atualizados de acordo com a BNCC. Você, professor, tem a segurança de estar trabalhando com material de qualidade e repassando os conteúdos necessários para preparar os alunos para alcançar as próprias conquistas. Além disso, aqui no blog, na nossa página do Facebook e canal do YouTube, você sempre recebe informações sobre as novidades do mundo e da educação. Estamos juntos neste caminho rumo a mais vitórias!

 

 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: