Escola Conquista

4 dicas para uma boa gestão escolar

Se você está sempre lendo os nossos textos aqui, no Blog da Conquista, já deve ter percebido que nós acreditamos que uma boa gestão é fundamental para que a escola consiga honrar o compromisso de oferecer ensino de qualidade. Para isso, já compartilhamos dicas para o gestor se manter atualizado, para equilibrar as finanças da escola, para suprir as necessidades da equipe e também para manter um bom relacionamento com os pais. Essas práticas estão ligadas a quatro características de uma boa gestão. Hoje vamos explicar quais são elas e ajudar você, gestor, a melhorar o seu trabalho ainda mais!

 

AMBIENTE DE TRABALHO

Um bom clima na equipe da instituição ajuda a apresentar um trabalho produtivo e com bons resultados. Para isso, é preciso haver entrosamento na liderança da escola, formada por diretor e coordenador pedagógico. Esses dois profissionais devem dar o exemplo e trabalhar com entrosamento em prol dos objetivos da escola. A equipe de professores e funcionários deve ser envolvida pela liderança e estar comprometida com as metas. Além disso, é fundamental organizar as funções dos funcionários, para que cada um saiba o que se espera do seu trabalho.

Para construir um bom ambiente de trabalho, o gestor deve ser engajado e empático, com um estilo que convida a equipe a partir em busca dos melhores resultados.

 

CRIAÇÃO E CONTROLE DE METAS DE ENSINO

Em quais áreas os seus alunos mais se destacam? Quais os resultados observados em provas, simulados e olimpíadas e feiras de conhecimento? Ter essas informações é essencial para definir os pontos fortes e os pontos de melhoria no ensino oferecido pela sua escola. A partir delas, o gestor consegue criar metas, pensar aonde quer chegar, que resultados quer obter e, principalmente, qual caminho, ações e estratégias devem ser feitas para cumprir com o objetivo.

 

VISÃO SISTÊMICA

A escola é como um organismo que, para estar saudável, precisa de todos os seus sistemas equilibrados. Para isso, o diretor deve gerenciar todos os aspectos da vida escolar (pedagógico, administrativo, financeiro, infraestrutura, relacionamento com as famílias e com a comunidade), fazendo com que as várias áreas funcionem bem e impulsionem umas às outras. Desenvolver a visão sistêmica ajuda a perceber, por exemplo, que uma boa infraestrutura oferece boas condições de trabalho para a equipe pedagógica, cuja atuação pode gerar projetos que engajem famílias e comunidade. E, para investir em infraestrutura, é preciso que as áreas financeira e administrativa estejam bem equilibradas. Tudo está conectado!

 

FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Não é raro conhecer um diretor de escola que já foi professor. A maioria deles vêm das salas de aula e trazem muito conhecimento sobre a rotina de ensino, estudo e aprendizagem. Só que a função do gestor, como falamos acima, é muito mais abrangente e envolve saberes que vão além da pedagogia. Por isso, é interessante que o diretor busque cursos de especialização em gestão escolar. Explicamos como fazer isso aqui.

Além disso, sabemos que o universo da educação não para e sempre tem novidades. Nesse caso, manter a equipe de coordenadores e professores atualizada é um diferencial para a sua escola!

 

Gerir uma instituição de ensino é um desafio, mas você, diretor, pode sempre contar conosco para alcançar resultados positivos e ajudar sua escola a conquistar mais!

 

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: