Escola Conquista

Como fazer um bom planejamento para a escola?

Para chegar ao fim de 2019 com bons resultados, é preciso começar agora. Confira as dicas que separamos para seu planejamento escolar!

Em 2019, nós, da Conquista Solução Educacional, queremos ver você conquistando ainda mais vitórias. Para ajudá-lo nisso, já mostramos dicas de como ser mais organizado, começar novos hábitos e até mesmo para ler mais. E, além de cuidar de você e da sua vida profissional, é preciso dar atenção para as necessidades da escola. Você já fez um planejamento anual para sua instituição de ensino? Se sim, é importante verificar todas as etapas e garantir que tudo saia de acordo com o combinado. Mas se a programação para este ano ainda não está pronta, calma, pois ainda dá tempo de fazer! Para isso, listamos dicas rápidas de como montar um planejamento e também para verificar se o plano está bem estruturado. Confira:

1. INDICAR METAS

Comece listando quais os objetivos financeiros e de qualidade que você quer para a instituição neste ano. As metas devem ser positivas e específicas. Por exemplo, ao invés de falar “não vamos mais gastar tanto com energia elétrica”, a meta pode ser “reduzir as despesas com energia elétrica em 10%”. Consulte os funcionários da escola, as famílias, os alunos para saber o que pode melhorar no ambiente, no dia a dia, nas finanças da instituição. Colha ideias e as transforme em metas claras.

2. MONTAR UM PLANO DE AÇÃO

Metas bem definidas? É hora de atingi-las! Nesse momento, compartilhe seu plano com as equipes pedagógica e administrativa, que, assim como você, conhecem bem a realidade e a rotina da escola. Os colaboradores vão ajudar a pensar nas estratégias e ações necessárias para alcançar os objetivos da instituição neste ano.

3. ESTUDAR RECURSOS

Depois de definir o “o quê?”, é preciso se perguntar “como?”. De que forma tirar as ideias de ações do papel? Avalie quais recursos financeiros, tecnológicos e humanos serão empregados na realização do planejamento. Nesta fase você também deve determinar prazos e definir quais serão os responsáveis pela execução de cada parte ou área do planejamento.

4. FAZER AJUSTES

Lembre-se de sempre acompanhar o desenvolvimento do planejamento em cada fase, pois, afinal, imprevistos acontecem e muitas vezes é preciso fazer um ajuste no percurso. Instrua os responsáveis pelas áreas a avaliar os resultados obtidos e ajustar as ações para garantir que, lá na frente, as metas sejam atingidas.

O planejamento garante que as conquistas sejam atingidas e, além disso, também ajuda a escola a alcançar objetivos que não eram necessariamente esperados, como tranquilidade, organização e harmonia no ambiente de trabalho. Só coisas boas, não é? Invista seu tempo para fazer um plano de qualidade. Valerá a pena! E fique sempre ligado nas dicas que colocamos aqui no Blog da Conquista e também na página do Facebook, no canal do YouTube e no Portal Conquista.

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: