Educação em Pauta

Projeto Parkour: criatividade e diversão nas aulas de Educação Física

Disponível no Portal Conquista, o Projeto Parkour ajuda a desenvolver habilidades motoras e cognitivas que ajudarão os alunos em toda a jornada de aprendizado

O Portal Conquista surgiu com o objetivo de ser o seu companheiro no planejamento das aulas, desde o primeiro dia até o fim do ano letivo. Lá, você consegue ver o calendário de cursos EAD, fazer sua inscrição e conferir as novidades do Blog e da página do Facebook. Uma das funcionalidades de destaque da ferramenta são os recursos digitais e as sugestões para dar um toque de criatividade em suas atividades com a turma. Por exemplo: você conhece o Projeto Parkour? Desenvolvido principalmente para os professores de Educação Física, ele está disponível para todas as nossas escolas parceiras. Basta acessar o Portal Conquista e baixar o material de orientação. São slides que explicam como aplicar a atividade – do início ao fim – com os alunos.

O QUE É PARKOUR?

A atividade surgiu na França, na década de 1980. Seu nome tem origem do termo parcours, que significa “percurso” em francês. O objetivo do parkour é se deslocar de um ponto a outro superando obstáculos como paredes, muros e vãos por meio de manobras como saltos e escaladas. Tudo isso sem usar nenhum equipamento, apenas o próprio corpo!

PROPOSTA ATUAL E VERSÁTIL

De acordo com Nauana Andrade, analista pedagógica da Conquista, o Projeto Parkour trabalha um tema atual e divertido e oferece benefícios para os alunos que estão em processo de construção da aprendizagem. “O parkour fortalece o condicionamento físico, a coordenação motora, a flexibilidade e o equilíbrio, requisitos fundamentais para o crescimento corporal dos alunos. Além disso, o esporte estimula a mente por meio de práticas que encorajam a disciplina e força para o processo cognitivo da aprendizagem”, explica. Ela também ressalta a versatilidade do Projeto Parkour. “A sugestão oferecida aos professores é adaptável para todos os segmentos de ensino e, por isso, não há uma indicação de faixa etária. Esperamos que essa adequação seja feita por cada escola considerando a realidade de seus alunos”.

ACOMPANHAMENTO CONSTANTE

A equipe da Conquista está sempre aberta para ouvir os pedidos e sugestões de escolas parceiras. É assim que nascem algumas novidades em nossa Solução Educacional. No caso do Projeto Parkour, não foi diferente: ele veio para atender a um pedido recorrente de novidades para as aulas de Educação Física. O material da atividade oferece suporte pedagógico para as práticas do professor em sala de aula. E, se mesmo assim, as dúvidas aparecerem, é só falar com a assessoria pedagógica por meio do e-mail da consultora ou pedagógica que atende particularmente a sua escola ou então ligando para 0800 725 3536.

PRODUÇÃO DE QUALIDADE

Ao detalhar os projetos e atividades disponíveis no Portal Conquista, Nauana Andrade destaca o trabalho dos profissionais especializados na área pedagógica. “Temos um departamento de conteúdo digital responsável por validar as produções. Na equipe da Conquista são aproximadamente 15 pedagogas que contribuem para a elaboração desses materiais. O menu “sugestões para a sala de aula” por exemplo, foi construído basicamente por esta equipe”, conta.

Na Conquista, o acompanhamento às escolas parceiras vai além do material didático repleto de orientações. Estamos à disposição para tirar dúvidas, ouvir sugestões e criar materiais que ajudem a ensinar da melhor maneira. Descubra mais acessando nossos outros conteúdos em nosso canal do YouTube, página do Facebook e aqui, no Blog da Conquista. Conte conosco para dar um show em sala de aula!

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: