Educação em Pauta

Dicas de livro: 5 obras com lições importantes para as crianças

Sugestões de literatura abordam temas como respeito às diferenças, inclusão, meio ambiente e amizade

Instrumento poderoso para abordar temas complexos de forma criativa e lúdica, a literatura infantil é uma grande aliada na formação das crianças. Por meio das histórias contadas nos livros, elas podem conhecer mundos e realidades diferentes das suas e absorver ideias importantes para o seu desenvolvimento, como a relação do ser humano com o meio ambiente e o respeito às diferenças, além de exercer o autoconhecimento que, muitas vezes, surge da identificação com algum personagem.

Sabendo disso, listamos cinco obras de literatura infantil que podem ser usadas em sala de aula ou em casa para compartilhar conhecimentos desse tipo às crianças. Confira!

História de Ppibi, de Song Jin-heon

Esse livro conta a história de Ppibi, um menino diferente dos outros, que é isolado, quieto e muito na dele. Certo dia o narrador da história, um outro garoto, conhece Ppibi e os dois começam uma silenciosa relação de amizade e confiança. Mas essa aproximação faz com que o narrador passe a ser evitado pelos demais colegas, como Ppibi sempre foi, obrigando-o a fazer escolhas e a lidar com sentimentos complicados, como a tristeza, a compaixão e a culpa. É um livro muito especial para abordar com as crianças o tema da inclusão e da necessidade de respeitar as diferenças.

O menino que queria ser árvore, de Fabiano Tadeu Grazioli, com ilustrações de Rosangela Grafetti – Editora Bergamota

O menino dessa história não queria ser engenheiro, nem astronauta, nem detetive. Ele queria ser árvore. Bem verde, grande e sombrosa, como a que tinha no quintal da casa dele. Um livro cheio de poesia que aborda a amizade entre um menino e uma árvore e proporciona uma reflexão importante sobre a sabedoria silenciosa da natureza.

O orfanato do fim do mundo, de Coralie Saudo, com ilustrações de Emna

Pepita, uma avestruz, e Pato, um crocodilo, estavam tristes por não poderem ter filhotes juntos, pois alguém disse a eles que não eram compatíveis. Porém um dia, enquanto passeavam, os dois encontraram um ovo órfão e o adotaram. Esse fato inesperado mudou suas vidas e a de muitos animais das redondezas que passavam por situações semelhantes. Apresentando um mundo cheio de cores e imaginação, essa é uma história sobre amor, respeito e diferentes estruturas familiares.

O leão e o pássaro, de Marianne Dubuc

Num dia de outono, um leão encontra perto de casa um pássaro machucado e esse acontecimento marca o início de uma bela amizade. Com um texto delicado, em que os ritmos da natureza e as estações do ano moldam o curso da vida e impregnam a relação desses dois personagens, esse livro se remete aos sentimentos de bem-querer e de desapego e pode ser usado para falar sobre a importância dos amigos e da família.

O barco dos sonhos, de Rogério Coelho – Editora Piá

Essa é a história de dois personagens muito diferentes: um homem solitário, que vive à beira-mar, e um menino, que mora na cidade. Certo dia, o homem encontra uma garrafa na areia contendo um papel. Nele, o homem desenha um barco e lança a garrafa ao mar outra vez com essa nova mensagem. Na cidade, ao entrar em casa, o menino encontra um envelope com o desenho do barco. Utilizando apenas ilustrações, o livro aborda duas realidades distintas que se entrelaçam, promovendo uma reflexão sobre diferenças, sentimentos e emoções.

A literatura ajuda a trabalhar temas relevantes usando a linguagem metafórica. Na Conquista os livros estão nos compostos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Além das nossas dicas, os professores encontrar mais orientações de como usar os livros em sala de aula lá no Portal Conquista. Acesse e aproveite. 🙂

COMPARTILHE ESTE POST

Relacionados: